segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A série : Uma dose diária de Sol.

    Desde 2020 em plena pandemia, o espaço para falar sobre saúde mental ganhou notoriedade.

Diversos Podcasts, canais no youtube, instagram e mais um monte de veículos de comunicação começaram a discutir o assunto sem marcar a ferro as pessoas que sofrem desses disturbios e outros sofrimentos.

Pra juntar dois assuntos que eu amo bastante, como saúde mental, série hospitalar e K-drama, a série :" Uma dose diária de sol" conta com 12 episódios que duram em média 1h cada, e abre espaço para vermos como muitos desses assuntos surgem na vida das pessoas e como é necessário uma boa dose de empatia, conhecimento e sabedoria para cuidar de todos que necessitam.

A série conta a história de uma enfermeira, a Jung Da-eun, que é designada a trabalhar na área psiquiatrica de um hospital que recebem para tratamento de pacientes que sofrem delírios, pacientes bipolares, borderline, esquizofrênicos, depressivos, ansiosos sociais, com transtorno do pânico e com dificuldades intelectuais. Tão importante quanto perceber o estigma desses pacientes, é entender que nada nessa série é romatizada. Há pessoas que conseguem e respondem ao tratamento, quanto aos que necessitam de mais tempo para recuperarem suas faculdades mentais, ou então que terão de seguir outros tratamentos até o fim da vida.

Jung Da-eun, desenvolve não só empatia, mas uma relação amigável e preocupada por um paciente que sofre de delírios após sofrer pressão para alcançar uma forma de sobrevivência. ( Juro que não vou dar spoilers.). Após ser tratado com medicamentos e terapia, ele recebe alta para retomar sua vida e continuar a correr atrás de seus objetivos. Mesmo com todo o esforço, algo acontece e abala Jung Da-eun, que sofre de um baque perturbador e que a faz desencadear uma reação mental.

A série ainda mostra a vida pessoal das enfermeiras e médicos, que como seres humanos, conhecem alguns desses sofrimentos fora da esfera clinica, destacando a relação narcisista entre mãe e filha de uma das enfermeiras.

Claro que para fechar com chave de ouro, o romance K-drama não pode faltar. 

Mas, que tal você dar uma olhada no trailler oficial:

Por fim, vale destacar que há muitas séries, documentários e podcasts sobre o assunto.
O mais importante de tudo isso é: Saúde mental é coisa séria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário