sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Coragem insana e como falar com os surdos.

Já ouviu falar que as vezes você só precisa de dois segundos de coragem insana? É sobre isso que vou falar.

Ontem tive um dia perturbado, corrido e muito estressante, daqueles que você precisa fazer Zazen no meio do expediente, senão você tem um colapso nervoso.

Quando estava indo para a faculdade, atrasada em meia hora por conta do trânsito caótico em Alphaville, encontrei no trem 5 ou 6 surdos conversando em Libras, e meu coração se encheu de alegria. A história dos surdos nunca foi tão bem mudada, pois em comparação há muitos anos ( ou nem tanto assim) eram todos excluídos dos meios sociais e viviam isolados, até pela dificuldade de encontrar outros surdos. ( sim, surdo, não deficiente auditivo, temos diferenças entre os dois termos e um dia falaremos sobre isso). Decidi depois de contar até 3 na minha cabeça a entrar na conversa e pedir ajuda. Foi mais ou menos assim:

(Kim)-Oi, tudo bem? Eu aprendendo Libras, você pode ajudar?
(Vi)-Tudo bem sim! que legal! Sim, posso ajudar. Como?
(K)-Poe seu numero meu celular whatsapp?
(V)-Sim!

Dei meu celular e ela marcou seu número de telefone.
Depois de um tempo sem participar da conversa, ela comentou com um dos rapazes sobre mim, e o modo como um deles me citou foi muito fofo. As mãos fazendo ondas nos cabelos, repetindo meus cachos.

Conversei um pouco com todos eles e me senti muito feliz, eles são incríveis quando você quer aprender a Língua deles, e se puderem vão te ajudar, soletrar o que você não souber, e isso é maravilhoso, como um presente dos céus.

A Libras ( Língua Brasileira de Sinais) deveria ser disciplina obrigatória no ensino público e privado, desde a educação infantil, e digo isso pois nos empenhamos tanto em aprender uma língua de outro País mas não damos bola para o nosso amigo ao lado. Ainda que a comunidade surda no Brasil tenha crescido muito e que agora tenham mais amigos, ainda enfrentam dificuldades quando precisam de uma informação rápida, e até encontrarem mímica, ou um papel e caneta para isso, já se passou muito tempo.

Acredito também na força do pensamento, pois estava pensando seriamente sobre abrir um canal no Youtube e fazer uma caixinha de Interpretação de Libras( acessibilidade) enquanto o vídeo está rolando. Eis que realmente me caiu como um presente divino ter alguém para falar sobre isso e perguntar se é uma boa ideia, exatamente para o público a ser alcançado.

Estou maravilhada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário