sábado, 2 de fevereiro de 2019

Como se livrar de roupas velhas, doar algumas, organizar o guarda roupas e perder menos tempo .

Entendi depois de muito tempo que ter roupas de mais não nos faz vestir bem, na verdade nos faz perder tempo, dinheiro, espaço e inquieta nossa mente. Digo por mim, a louca dos brechós, que também confundi o " reaproveitar, reciclar e recriar" como uma coisa tão boa que lotaria minha vida. Fiz uma loucura e só me dei conta quando reparei naquele tanto de informações, estampas e tecidos que não faziam meu tipo, mas que estavam baratinhas, e decidi levar.

O que devemos entender no ato de consumir é que na verdade consumiremos pelo resto de nossas vidas, mas dar uma segurada é fundamental para nossa saúde mental e financeira, inclusive repensar se vale a pena comprar porque está barato para economizar, ou se economizaremos mais se não comprarmos. Então vamos lá.

Sabemos que as roupas que vestimos na maioria das vezes vem manchadas de sangue, de suor e trabalho escravo, daqueles que não compraríamos se viessem escrito nas embalagens, Porém, vem escrita na etiqueta: Índia, Bangladesh, China e tantos outros lugares, que para nós, ( ou quem nunca ouviu falar sobre isso) é artigo importado, e consequentemente de boa qualidade. Ah, se soubéssemos como realmente foram produzidas. Onde quero chegar é: Na verdade não importa tanto se aquela blusa custou 20,00 ou 200,00 já que muitas denúncias contra grandes empresas de moda surgiram, exatamente pelo uso de trabalho escravo por aí. 

Agora vamos pensar.
Você realmente precisa de 100 blusinhas e 50 calças jeans, esse tanto de saias e vestidos e esse monte de sapato?
Se a resposta for sim, eu não consigo mais te ajudar... mas se você acredita que pode se desfazer de alguma dessas peças e ficar só com o que você realmente gosta podemos continuar, inclusive, com o método Komari, desse livro aqui:
E que tem também no Netflix.

Vamos lá?

Nessa loucura toda de mudança de casa e depois de ter sido obrigada a reduzir minha cômoda, meu armário, meu gaveteiro e meu guarda roupas a um mini armário de apenas uma divisória, consegui entender ainda mais que não poderia colocar minhas coisas debaixo da cama ou no armário do meu irmão, que seria meu espaço e que caberia a mim, por dividir um quarto com ele, a ensiná-lo a ser organizado. E isso deu efeito.

Peguei todas as roupas que tinha no armário, nas caixas, na roupa de lavar e passar e coloquei tudo no chão, misturei tudo... fazer o que né?  Escolhi aquelas que eu bati o olho e já pensei, puts, pra que que eu tenho isso? e coloquei-as numa sacola gigante, depois passei para aquelas que eu estava na dúvida, se eu queria ou não e fiz o seguinte exercício:

"Sempre que uso essa saia eu fico aborrecida"( é a única saia preta que tenho, mas a costura está totalmente torta e não me sinto feliz em usá-la) então não entendi o motivo por ainda guardá-la, coloquei para doar... e uma semana depois encontrei a que eu queria num brechó. ( Ela vai aparecer aqui um dia)


Uma saia toda florida, bonita, só que curta de mais e eu não uso faz muito tempo, coloquei no bazar, assim como várias outras roupas. O que não me serve, não me faz falta ou me aborrecem foram doadas ou foram para o bazar, que se não vender logo também vou doar para não amontoar.  Logo depois, fiquei com as peças que realmente uso, que gosto e que fazem meu estilo, e me senti extremamente feliz em fazer isso, e botei na cabeça que agora vou pensar se quero e preciso, ou só só quero usar duas vezes e aí deixo lá para quem realmente quer usar, Aquelas que ganhei de presente e nunca usei ou usei só pra agradar também descartei, qual é o sentido em querer agradar se não me agrada, só me desfiz, dá dó? Sim, mas se ficarmos pensando sempre assim, teremos uma loja de roupas no quarto. Não sei exatamente com quantas roupas fiquei, mas ainda são muitas, uso muitas delas e outras nem tanto, mas como qualquer execício de desapego não pode ser brusco, então quando eu tiver certeza que não dá mais, vou me desfazer de vez.

Como organizei:



Como não tenho gavetas no " armário" coloquei minhas blusas dentro de caixa de papelão decorada, assim:





Dobrei na altura da caixa e as coloquei na vertical, deixei apenas as que eu gosto de usar e que me fariam falta. Blusas muito velhas, desbotadas e que me deixam feia foram para a doação também.







As calças foram dobradas da mesma forma, e as saias enroladas, assim:

(Sim, tenho muitas calças, mas uso todas essas)


Na gaveta de calças tem os pijamas de frio também.







Outra coisa muito interessante são os itens mais delicados, como calcinhas e meias, que aprendi dobrar de uma forma muito errada e que diminuem o tempo de vida delas, o correto é assim:


Onde não forçamos o elástico. Vale a pena ressaltar que me desfiz de 20 pares de meias que eu jamais usei na vida, que são grossas e que não fazem meu estilo. Outra coisa completamente louca sobre guardar o que não usamos por medo do que virá. 
As calcinhas também foram avaliadas, tantas delas estavam largas, meio surradinhas e sem cor, que eu imaginei, puts, isso aqui não dá. Então joguei fora e fiquei com as mais confortáveis e bonitas. Foram dobradas dessa forma, assim como os sutiãs, que não tenho muitos pois não uso frequentemente


Nessa gaveta deixei os cintos, absorventes, protetor diário e coletor menstrual, além de pochete 
Os pijamas de calor 
as meias e a touca ( que está atualmente nessa gaveta)














Aqui estão os itens encaixotados. No caso, a gaveta de calcinhas e sutiãs não foi fotografada sozinha, pelo motivo de ( vergonha) . Ali no cantinho tem uma caixa que não foi mencionada, mas que terá um post exclusivo.




Parece apertado? Sim, e está. Mas consegui colocar tudo ali dentro e encontrar tudo o que eu preciso <3








Os sapatos:
Não foram fotografados, quem sabe depois de uma atualização... né?

Outra coisa que me desfiz foram os sapatos de salto alto, que inclusive usava uma vez no ano e sempre o mesmo, odeio usar salto alto e acho muito desconfortável, além de não saber andar com eles. Ocupavam uma gaveta e nunca era aberta, graças a Deus vi uma luz no fim do túnel e dei Adeus. Fiquei com dois pares, pois sempre tenho um casamento para ir.

Assim como tudo nessa série de descartes e reeducação, esse post tenta te convencer que o desconfortável não é bonito. Não adiantar guardar um item só porque ele enche os olhos, mas que você pensa muito antes de usar. Se você não gosta é hora de se desfazer, é hora de reanalisar se vale a pena mesmo ou se é apenas comodo tê-lo para "se precisar", e isso vale para todos. Geralmente sabemos que as mulheres têm mais itens, e guardam tudo a mais, porém todos podem cair na armadilha de acumular e viver uma vida que não lhe cabe. 

De qualquer forma, torço para que você consiga seguir um rumo totalmente diferente e se reeduque. Muita luz <3




2 comentários: